segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Pensamento Primitivo


Retirado da Monografia "Da Pré-História à Pós-Escrita" dos Professores Mestres Clinio Jorge de Souza e Ady Arlene Amorim de Souza

Os instrumentos capazes de operar diretamente sobre a realidade imediata, desde os primitivos machados de pedra, como outros a que o homem recorre em suas relações simbólicas (fala, escrita e meios de comunicação) compõem o que Lévy (1993) denomina tecnologias intelectuais, que, em cada época, fornecem elementos para a leitura do mundo. A cada passo dado na criação e aperfeiçoamento dessas tecnologias, formas diferentes de perceber e de se expressar passam a predominar, sem que as anteriores desapareçam.

Para o homem primitivo, nômade, cuja percepção se encontrava diretamente ligada aos fenômenos da natureza, o tempo era concebido como circular, cíclico, e o espaço como aberto, em movimento. A função memória exigia do ser humano a constante reafirmação de valores e crenças, por meio da reiteração. A reprodução do conhecimento e das destrezas necessárias à produção associava-se aos ritos e à transmissão oral, sendo a criança educada principalmente por meio de recursos imitativos dos atos dos adultos e participação no próprio processo produtivo. A tarefa socializadora, em princípio, poderia ser cumprida por qualquer membro da comunidade. O próprio movimento dinâmico da vida cotidiana configurava um ambiente em que o aprendizado não requeria uma estrutura formal de transmissão que fosse além dos rituais já estabelecidos, o que caracteriza uma forma de comunicação pouco mediada.

Fonte: www.facecla.com.br/revistas/rece/trabalhos-num1/artigo01.pdf

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